Publicações

GONÇALVES DE ALMEIDA, SABRINA ; VINICIUS FERREIRA, MARCOS ; DANTAS DE SOUZA REBOUÇAS, AYLA DÉBORA ; BARBOSA DE OLIVEIRA, MATHEUS ; MEDEIROS, EMANOEL . Avaliando Aplicativos Baseados na Computação Desplugada em Sala de Aula: Um Relato de Experiência. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 206-216, 2023.

MARTINS, AMANDA ; FREIRE, EDUARDO ; DANTAS REBOUÇAS, AYLA . Softwares Educativos para Apoiar a Alfabetização: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 368-378, 2022.

SILVA, J. C. F. G. ; REBOUÇAS, AYLA DANTAS . Uma nova versão do aplicativo de alfabetização Embaralhado a partir de palavras da cultura indígena. In: Scaico, Alexandre; Guedes da Cunha, José Adson Oliveira; Gouveia, Joseilme Fernandes; Carvalho, Marcus Williams Aquino; Costa, Thaíse Kelly de Lima. (Org.). Tecnologia da Informação no Vale do Mamanguape: 15 Anos de História. 1ed.: , 2022, v. 1, p. 260-273.

PONTES, A. P. F. S. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA ; RICARTE, D. R. D. . Descobertas e Aprendizagens: Reflexões no Campo da Formação Docente no/para o Ensino Remoto. In: Lebiam Tamar Gomes Silva; Ana Cláudia Félix Gualberto. (Org.). Ensino Remoto Emergencial: desafios, reflexões e saberes pedagógicos sobre formação docente e práticas acadêmicas na Universidade. 1aed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021, v. , p. 112-136.

REBOUÇAS, AYLA DANTAS; MAIA, Dennys Leite ; SCAICO, P. D. . Objetos de Aprendizagem: da Definição ao Desenvolvimento, Passando pela Sala de Aula. In: Mariano Pimentel; Fábio Ferrentini Sampaio; Edméa Santos. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. 1aed.: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, v. 5, p. 1-.

SALES, S. M. G. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para apoiar o ensino da Programação Orientada a Objetos explorando a Computação Desplugada. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 17, p. 245-260, 2021.

LUDGERIO, R. ; AMORIM, L. V. ; DANTAS, EMERSON ; REBOUÇAS, AYLA DANTAS . O sistema colaborativo EducAPI e sua avaliação como ferramenta para apoiar a alfabetização. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 35, p. 1-18, 2021.

ROLIM, CHIARA ; REBOUÇAS, AYLA . Automating Transaction Testing Involving Payment at PoS (Point of Sale) Terminals: An Experience Report at a Technology Company. In: SAST’21: Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing, 2021, Joinville Brazil. Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing. New York: ACM, 2021. p. 18-25.

LIMA, REINALDO DA VEIGA ; DANTAS REBOUÇAS, AYLA . Computação Plugada Ordenação: Um Aplicativo para Ensinar sobre Algoritmos de Ordenação na Educação Básica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), 2021. p. 1174-1185.

LUDGERIO, R. ; AMORIM, L. V. ; DANTAS, EMERSON ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . EducAPI: Um Sistema Colaborativo para apoiar a Alfabetização. In: VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2021), 2021, Mossoró-RN (Online). Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2021. p. 71-80.

HERCULANO, F. N. ; DANTAS REBOUÇAS, AYLA . AlfaBeto: Um Aplicativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização de Crianças. In: VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2021), 2021, Mossoró-RN (Online). Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2021. p. 354-363.

OLIVEIRA, MATHEUS BARBOSA DE ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 29, p. 798-826, 2021.

DUARTE, J. L. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Explorando a Cultura Maker através da Criação de Aplicativos em Escola do Litoral Norte da Paraíba: um estudo de caso. In: Patrício Moreira de Araújo Filho; Raimundo Luna Neres; Ernane Rosa Martins; Raimundo José Barbosa Brandão. (Org.). Educação 4.0: tecnologias educacionais. 1aed.São Luís – MA: Editora Pascal, 2020, v. 3, p. 229-247.

OLIVEIRA, MATHEUS ; DANTAS’, AYLA ; NETO, IVONILDO . Computação Plugada: Um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. In: XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 2019. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). p. 493-502.

ALVES, GÉSSICA ; REBOUÇAS, AYLA ; SCAICO, PASQUELINE . Coding Dojo como Prática de Aprendizagem Colaborativa para Apoiar o Ensino Introdutório de Programação: Um Estudo de Caso. In: XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 2019. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). p. 276-290.

DANTAS, EMERSON ; BORGES, ANA PAULA DE L. ; DANTAS, AYLA . Avaliando a Utilização do Aplicativo AppAlpha no Processo de Alfabetização de Adultos. In: IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e), 2019, Recife – PE. Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e), 2019. p. 232.

REBOUÇAS, AYLA; MARTINS, AMANDA ; SANTOS, JOYCE ; SILVA, JOANA . Fatores que Atraem e Afastam as Meninas de cursos da Área de TI. In: XIII Women in Information Technology, 2019. Anais do Women in Information Technology (WIT). p. 114-118.

SILVA, J. J. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Avaliando o Uso do Aplicativo ‘Embaralhado’ no Processo de Alfabetização. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-11, 2018.

DE OLIVEIRA, THAMIRES ALVES NEVES ; REBOUCAS, AYLA DANTAS . The Use of Pair Programming to Support Introductory Programming Teaching: A Qualitative Study. In: 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 2018, São Paulo. 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 2018. p. 65-68.

REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SCAICO, PASQUELINE . Gravação de Aulas Presenciais de Programação para Apoiar o Estudo Extraclasse: Lições Aprendidas. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza, 2018. p. 729-738.

QUEIROZ, MARINA ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Neurociência e o ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 1033-1042.

NASCIMENTO JUNIOR, D. S. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Realidade Aumentada na Educação: Uma Análise das Ferramentas Flaras e Aumentaty como Recursos para Aulas Expositivas. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.

FINIZOLA, J. S. ; DANTAS, Ayla ; SANTANA, R. ; NEVES, T. . Achei a Palavra: Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2017.

Matheus Nicolas da Silva; Robson Alves; Ayla Dantas. SisAlfa: Um Serviço Colaborativo para apoiar a criação de Sistemas para Alfabetização (SisAlfa: A Collaborative Services support the creation of systems to support the literacy process). In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação/MPIE, 2017, Recife, 2017. p. 418-421.

FERNANDES, M. M. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Math Timer: um objeto de aprendizagem para apoiar o ensino de Matemática. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2016.

MELLO, THIAGO SILVA ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . GameMaking: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jogos Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 197-207, 2015.

DANTAS, AYLA; CIRNE, WALFREDO; SAIKOSKI, KATIA. Using AOP to bring a project back in shape: The OurGrid case. Journal of The Brazilian Computer Society (Online), v. 11, p. 21-35, 2005.

(Em atualização)