Softwares

Os softwares produzidos pelos projetos do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada Applied consistem nos aplicativos e serviços web descritos abaixo. Valendo destacar que, o Sisalfa é desenvolvido em conjunto com o projeto de extensão Apps4Society. Para ver outros softwares (aplicativos e serviços) desenvolvidos com a mesma proposta dos do Sisalfa, pelo Apps4Society, clique aqui!

Aplicativos

Aplicativos “Computação Plugada”

Projeto Computação Plugaa

Os aplicativos da Família Computação Plugada vêm sendo desenvolvidos no Projeto Computação Plugada e visam ensinar Ciência da Computação inspirados em atividades da “Computação Desplugada”

Os Códigos dos aplicativos estão disponíveis na página https://github.com/pluggedcomputing no Github.

Os aplicativos podem ser baixados a partir do site do projeto: https://sites.google.com/view/computacaoplugada/

SisalfaApp

Projeto Sisalfa

O aplicativo SisalfaApp foi desenvolvido por Matheus Nícolas (Lattes | LinkedIn) na plataforma Android. O aplicativo possui o objetivo de cadastrar de forma colaborativa, palavras, vídeos, áudios e imagens relacionados a diferentes contextos no sistema colaborativo Web Service Sisalfa, que poderá ser usado em outros sites e aplicativos que consomem esses dados.

O Código do aplicativo está disponível na página a4s-ufpb/Sisalfa-App no Github.

EducAPI Manager

Projeto Apps4Society em conjunto com o Sisalfa

O aplicativo EducAPI Manager é um aplicativo que se comunica com a API Rest do EducAPI. Por ele é possível consultar, cadastrar, excluir e atualizar contextos e desafios. Também é possível realizar o cadastro de usuários nesse sistema. Ele foi desenvolvido por Emerson Dantas (Lattes | LinkedIn) no projeto Apps4Society e posteriormente melhorado pelos alunos Francivaldo Napoleão (LinkedIn) e Luís Vitor (Lattes | LinkedIn). Para mais informações e para baixar o aplicativo acesse o site do Apps4Society.

O Código do aplicativo está disponível na página a4s-ufpb/EducAPI-Manager do Github.

Palavra Certa

Projeto Sisalfa

O Palavra Certa foi desenvolvido por Raimundo Marcos (Lattes | LinkedIn) e consiste em uma aplicação mobile disponível para as plataformas IOS e Android. O palavra certa é um aplicativo gamificado, que se baseia em um quiz múltipla escolha. O jogador escolhe o tema, em seguida é submetido a dez desafios com palavras simples associadas ao tema escolhido. Aparece uma imagem e o desafio é indicar, dentre as quatro opções, qual define a figura. Ao final, o aplicativo irá indicar o percentual de erros e acertos do usuário.

O Código do aplicativo está disponível na página a4s-ufpb/Palavra-Certa do Github.

Adivinha

Projeto Sisalfa

O Adivinha foi desenvolvido por Luís Vitor (Lattes | LinkedIn) e consiste em uma aplicação mobile disponível para a plataforma Android. O aplicativo consegue importar temas do EducAPI, e junto com os temas, uma sequência de desafios
relacionados (palavras). Para cada desafio são apresentadas imagens e o usuário é desafiado a digitar a palavra à que se refere aquela figura que está aparecendo na tela. O usuário pode também solicitar que seja emitido um som correspondente à leitura da palavra.

O Código do aplicativo está disponível na página a4s-ufpb/Adivinha do Github.

Serviços Web

Web Service Sisalfa

Projeto Sisalfa

O Web Service Sisalfa é um serviço Web colaborativo que permite o cadastro de desafios (palavras) e temas (contextos) por diferentes pessoas para que possam ser utilizados por diferentes aplicativos para alfabetização. O serviço é inspirado nas ideias de Paulo Freire da aprendizagem
contextualizada e permite a construção de uma base de dados multimídia com
palavras agrupadas em diferentes contextos e que pode ser alimentada de forma
colaborativa.

O Sisalfa foi desenvolvido por: Matheus Nicolas (Lattes | Linkedin) e Robson Alves (Lattes | Linkedin),

Literacy API

Projeto Sisalfa

O Literacy API é um serviço Web REST desenvolvido por Matheus Guedes Crispim (Lattes | LinkedIn), Kewyn Akshllhey (Lattes | Linkedin) e Jose Antonio da Silva Neto (Linkedin). Esta API foi feita com base no Web Service Sisalfa, e permite o cadastro de desafios (palavras) e temas (contextos) por diferentes pessoas para que possam ser utilizados por diferentes aplicativos para alfabetização.

O serviço está disponível em api.apps4society.dcx.ufpb.br/literacyapi

O Código do aplicativo está disponível na página a4s-ufpb/Literacy-API do Github.

EducAPI

Projeto Apps4Society em conjunto com o Sisalfa

O EducAPI é um serviço Web colaborativo que permite o cadastro de desafios (palavras) e temas (contextos) por diferentes pessoas para que possam ser utilizados por diferentes aplicativos para alfabetização. O EducAPI foi desenvolvido inicialmente por Emerson Dantas (Lattes | LinkedIn), com base no Web Service Sisalfa, e posteriormente melhorado pelos alunos Francivaldo Napoleão (LinkedIn) e Raimundo Marcos (Lattes | LinkedIn). Para mais informações e para baixar o aplicativo acesse o site do Apps4Society.

O serviço está disponível em api.apps4society.dcx.ufpb.br/educapi

O Código do aplicativo está disponível na página a4s-ufpb/EducAPI do Github.